• Rua Sergipe, 1000 - Jardim Monte Carlo
  • (43) 3538-3622
  • apae-andira@hotmail.com
Imagem Destaque

Informações

Quem Somos?

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Andirá, mantenedora da Escola Raio de Luz pertence a uma grande rede filiada ao Movimento Apaeano espalhada por todo país, tido como maior movimeto filantrópico do Brasil e do mundo, sob a responsabilidade da Federação Nacional das APAEs. Em nosso Estado temos a Federação e alguns Conselhos Regionais que atuam como articuladores visando garantir a unidade filosófica e esucacional do movimento apaeano.

A necessidade da fundação de uma APAE e a criação de uma Escola Especial há tempo era motivo de preocupação neste município. Mas somente, ao final de 1991 é que se efetivou a fundação da APAE em Andirá

A iniciativa desta fundação partiu de um casal, José Claudio Meletto e Bernadete dos Santos Meletto, pais de um excepcional desta cidade que, preocupados com a falta de atendimanto local aos excepcionais e incentivados por pessoas de outras APAEs da região, criaram forças para engajarem-se na luta pela realização do sonho que há muito almejavam.

A realização de sse "sonho" implicou em reuniões com pessoas de vários segmentos da sociedade local (professores, advogados, agricultores, farmacêuticos, comerciantes e oficial de justiça), para incentivá-las a participar e a compor a diretoria da APAE.

Gradativamente o propósito desses pais foi ganhando forças, devido ao apoio de outros pais de excepcionais, das autoridades e comunidade em geral.

E em 7 de dezembro de 1991, em Assembléia Geral foi aprovado o Estatuto da APAE, e por aclamação e unanimidade foi eleita a chapa única com os nomes e cargos de cada um dos membros da diretoria, dando-se assim a fundação da APAE em Andirá.

No dia 02 de abril de 1992 em reunião da diretoria e do Conselho Deliberativo foi aprovado o regimento interno e criou-se a "ESCOLA ESPECIAL RAIO DE LUZ" que iniciou suas atividades no dia 11 de abril de 1992.

Antes, porém, a essas datas oficiais, aproveitando-se do levantamento feito por estudantes do magistério, no ano de 1989, o qual na época cadastrou um número de 38 deficientes, um intensivo trabalho foi realizado pela diretoria e pessoas voluntárias através de visitas domiciliares com o objetivo de atualização deste levantamento e localização das famílias dos deficientes.

E por indicação das próprias famílias encontradas, mais casos foram surgindo, totalizando ao final um número aproximadamente de 50 deficientes. Após esse levantamento, uma equipe de profissionais realizou a triagem com o objetivo de avaliar os deficientes e diagnosticar quais casos seriam para a Escola Especial.

O fato, porém, do funcionamento de uma Escola Especial ser um trabalho inicial neste município, a falta de recursos financeiros, físicos e humanos especializados, impediu que se pudesse oferecer atendimento a todas as pessoas cadastradas. Estabeleceram-se então, como critério de atendimento, as crianças de até 12 anos.

Parelelo a este trabalho, foi feito também, pela diretoria e voluntários, campanhas de doações de objetos básicos para cozinha, sala de aula e secretaria, como também promoções promoções para o pagamento dos técnicos e compras para a complementação das doações, materias didáticos e outras despesas.

Assim, em 9 de Março de 1992 iniciaram-se as aulas com 32 alunos matriculados, recebendo atendimento psicológico, social, fonoaudiólogo e fisioterápico.

Em 1996 foi cedido o prédio do antigo fórum do município para a entidade, até que o prédio próprio fosse concluído. A Escola Raio de Luz, atualmente, conta com o prédio próprio, inaugurado em Outubro de 1999, funcionando com oito salas de aula, sala de professores, direção, quatro salas para atendimentos terapêuticos, secretaria, bazar, banheiros adaptados, refeitório, cozinha, almoxerifado, piscina para a prática de esporte, terapias e lazer, parque infantil e uma varanda coberta.

O setor terapêutico é composto por profissionais da área com atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, terapia ocupacional, psicologia e neurologia que visam atender os alunos matriculados na escola, e os casos especiais da comunidade.

Jurisdicionada ao Núcleo Regional de Ensino de Jacarezinho, a Escola Raio de Luz oferta Educação Básica nas etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamnetal (anos iniciais), Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional Inicial, prestando atendimento nos turnos matutino, vespertino e integral, exclusivamente para alunos na área da deficiência intelectual ou associada a múltiplas deficiências.

Apresenta uma propota pedagógica ajustada às necessidades educacionais dos alunos e ao disposto na legislação vigente; proporciona acessibilidade nas edificações, com a eliminação de barreiras arquitetônicas nas instalações, mobiliário, equipamentos, conforme normas técnicas vigentes, oferece ajuda e apoio contínuo, adaptação curricular significativa e currículo funcional. Para sua criação, autorização, renovação da autorização de funcionamento e cessação de atividades,  a Escola Raio de Luz atende as normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná e Secretaria de Estado da Educação.

Matém apoio técnico, pedagógico e financeiro dos órgãos governamentais, tendo acompanhamentos e avaliação da Secretaria Estadual daEducação/SEED no cumprimento das determinações legais vigentes.

Clique aqui para retornar à página inicial